Acesse nosso blog
Produtos Originais direto do distribuidor
Garantia de Fábrica
Suporte Técnico Especializado

Ajuste de Sistemas de Som

Ajuste de Sistemas de Som
Postado em: Notícias
Por Maico da Silva
Mais deste autor

Ajuste de Sistemas de Som

O ambiente de uma empresa representa parte essencial da experiência dos clientes em relação ao negócio como um todo. Um dos meios de tornar o local mais agradável para os seus consumidores em geral é por meio de um sistema de sonorização. O som no momento certo pode até mesmo facilitar o fechamento de um negócio.

O problema principal de utilizar essa ferramenta é entender como escolher da melhor maneira os itens que compõem todo esse sistema e como realizar a sua implantação.

Neste post reunimos algumas informações valiosas para auxiliar você nessa tarefa. Continue conosco e boa leitura!

 

Sistema de sonorização

Antes de tratar dos componentes a se escolher para montar uma dessas ferramentas, vamos conceituar o que é um sistema de sonorização.

Basicamente pode ser entendido como o conjunto de aparelhos utilizados para reprodução digital de um som em determinado local, com o intuito de ambientar esse local, trazendo conforto aos presentes.

A sonorização de um ambiente tem o poder de personalizar o local, dando a cara da empresa e fornecendo um conforto, além da sensação de segurança. Os temas utilizados podem ser vários — toques alegres para incutir descontração, clássico para transmitir seriedade, entre outros, a depender da finalidade do ambiente.

 

Projeto de sonorização

Ao pensar em um projeto de som ambiente, é preciso responder a alguns questionamentos básicos. Com base nessas respostas, poderá ser realizada a escolha dos componentes do sistema:

qual o tipo de ambiente a ser sonorizado?

qual o objetivo da sonorização?

qual o nível de ruído desse ambiente?

qual o valor do orçamento?

quais as possibilidades de instalação do local?

Ao responder a essas perguntas, você poderá ter uma ideia geral do que necessita para a criação do sistema de sonorização do seu ambiente, podendo partir para a próxima etapa, a escolha dos componentes e equipamentos.

 

Componentes de um sistema de sonorização

A primeira dúvida é em relação à quantidade de caixas e à dimensão delas para determinado ambiente. Para realizar esse cálculo é necessário verificar o comprimento e a largura do ambiente. Cada caixa deverá ficar a uma distância de 4-8 m da outra.

Para a sonorização de ambientes pequenos, como salas de reunião, locais de espera, entre outros, o ideal são caixas com potência entre 5 W e 10 W. O cálculo para descobrir a potência do amplificador é simples: basta multiplicar as caixas pela sua força. Para 10 caixas de 10 W é preciso um amplificador de, no mínimo, 100W.

2 de novembro de 2020
Comentários

Um sonho que se tornou realidade. Esta pode ser a maneira mais simples de contar a história da ProShows. Fundada em 2003 por Vladimir de Souza, executivo com ampla experiência em gestão empresarial, a ProShows passou a atuar no mercado de iluminação e áudio profissional no Brasil com expressão maior a partir de 2005. Um planejamento estratégico muito bem definido e uma visão de longo prazo foram o início de tudo.