
A influência do tipo de madeira no som do violão
Você sabia que o som de um violão pode ser influenciado por vários motivos e que o tipo de madeira pode ser um deles? Conheça os diferentes materiais para compor o corpo do violão e a sua influência na qualidade e na vibração sonora.
Fabricar instrumentos com madeiras específicas determina, principalmente, o timbre do equipamento, e perceber esse detalhe pode ser excelente na hora de melhorar a sua prática e para a construção da identidade musical. Dependendo da madeira, há variações, devido à densidade do material, ou seja, cada violão possui um som único, com frequências específicas e características da peça do instrumento.
Mogno
Produz sons menos graves, com médios e agudos destacados. O timbre "amadeirado" atrai aqueles que buscam a reprodução de uma sonoridade mais fechada. Aos apreciadores de blues, mogno é uma excelente opção.
Maple
Apresenta som “brilhante”, claro e transparente. Um resultado sonoro que preserva particularidades do tampo do instrumento, influenciando nos agudos. Além disso, o visual é fascinante!
Rosewood
Timbre rico e apreciável, o favorito dos músicos. Um violão com madeira Rosewood é completo, com frequências equilibradas e uma valorização do grave, com sons preenchidos e suaves.
Cedro Vermelho
Instrumentos produzidos com cedro vermelho são conhecidos pelo timbre “quente”. Para aqueles que desejam combinar timbres de violões diversos, criando composições únicas e cheias de personalidade, é a madeira certa.
Sitka Spruce
A mais popular para violões de aço. Resistente, seu timbre é claro e definido, com notas destacadas e uma ótima projeção de som.
Já sabe qual tipo de madeira mais combina com você e com o seu violão? Acesse o site da Guitar Shop e confira!