Produtos Originais direto do distribuidor
Garantia de Fábrica
Suporte Técnico Especializado

A influência do tipo de madeira no som do violão

A influência do tipo de madeira no som do violão

A influência do tipo de madeira no som do violão

Você sabia que o som de um violão pode ser influenciado por vários motivos e que o tipo de madeira pode ser um deles? Conheça os diferentes materiais para compor o corpo do violão e a sua influência na qualidade e na vibração sonora.

Fabricar instrumentos com madeiras específicas determina, principalmente, o timbre do equipamento, e perceber esse detalhe pode ser excelente na hora de melhorar a sua prática e para a construção da identidade musical. Dependendo da madeira, há variações, devido à densidade do material, ou seja, cada violão possui um som único, com frequências específicas e características da peça do instrumento.

Mogno

Produz sons menos graves, com médios e agudos destacados. O timbre "amadeirado" atrai aqueles que buscam a reprodução de uma sonoridade mais fechada. Aos apreciadores de blues, mogno é uma excelente opção. 

Maple

Apresenta som “brilhante”, claro e transparente. Um resultado sonoro que preserva particularidades do tampo do instrumento, influenciando nos agudos. Além disso, o visual é fascinante!

Rosewood

Timbre rico e apreciável, o favorito dos músicos. Um violão com madeira Rosewood é completo, com frequências equilibradas e uma valorização do grave, com sons preenchidos e suaves. 

Cedro Vermelho

Instrumentos produzidos com cedro vermelho são conhecidos pelo timbre “quente”. Para aqueles que desejam combinar timbres de violões diversos, criando composições únicas e cheias de personalidade, é a madeira certa.

Sitka Spruce 

A mais popular para violões de aço. Resistente, seu timbre é claro e definido, com notas destacadas e uma ótima projeção de som.

Já sabe qual tipo de madeira mais combina com você e com o seu violão? Acesse o site da Guitar Shop e confira!

26 de junho de 2022

Um sonho que se tornou realidade. Esta pode ser a maneira mais simples de contar a história da ProShows. Fundada em 2003 por Vladimir de Souza, executivo com ampla experiência em gestão empresarial, a ProShows passou a atuar no mercado de iluminação e áudio profissional no Brasil com expressão maior a partir de 2005. Um planejamento estratégico muito bem definido e uma visão de longo prazo foram o início de tudo.